Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Quem deve entrar na UCI ?

"a imposição de critérios de admissão na UCI é um caminho. Falta cumprir esses critérios... " diz um leitor identificado.

Concordo.
Em relação ao não preenchimento de critérios de admissão numa UCI interessam no nosso caso específico os doentes "demasiado doentes para beneficiarem dos Cuidados Intensivos" - a mortalidade esperada é demasiado alta à entrada! São geralmente doentes ventilados nas UCINTs e em que há uma enorme pressão não apenas médica mas administrativa para que sejam transferidos posteriormente para a UCI. Existem ainda os que se deterioram, dentro da unidade, para além do que é reversível. Aos primeiros deve-se tentar fechar a " porta" mas é nos segundos que as coisas são mais dificeis.

Infelizmente temos também o problema contrário : doentes que não estão "suficientemente doentes" para beneficiarem da UCI e ainda assim são internados.

Seria interessante, no HSC, comparar a morbilidade (nomeadamente renal), a mortalidade e o tempo de internamento dos transplantados renais que vão para a UCI no pós-op. não complicado com os que vão para UCINTs. Suspeito que não haja diferença. Felizmente este problema melhorou recentemente com o aumento da capacidade de internamento da Cirurgia Geral em UCINT "limpa".

É claro que se levanta sempre outra questão real : de facto alguns doentes que não têm critérios de "gravidade que chegue" para beneficiarem da UCI podem não ter alternativa legítima no HSC ...

Sem comentários:

Enviar um comentário